quinta-feira, 17 de março de 2011

1º Fase Bauhaus


Em 1919, a Bauhaus abre as suas portas na cidade de Weimar. Esta escola estatal assenta nos conceitos do Werkbund.
O arquitecto Walter Gropius foi apontado para dirigir a nova Schule für Gestaltung
Esta primeira etapa será posteriormente chamada a fase expressionista, porque nos primeiros anos se dá prioridade à expressão emocional e à individualidade dos estudantes.
O primeiro Vorkurs (Curso Preliminar) é leccionado pelo pintor e ‘monge asceta’, o místico suíço Johannes Itten (conhecido pela sua obra Teoria das Cores).
Em Weimar pretende-se fazer a síntese do trabalho dos artistas e dos artesãos, ignorando a produção em série industrial e capitalista.
A ideologia dos primeiros anos está próxima do movimento Arts and Crafts.


Postado por Carlos Eduardo

Fonte:

http://www.infoescola.com/artes/escola-de-bauhaus/

Vorkurs


A bauhaus tinha como principal estrutura em seu sistema educacional um curso preliminar obrigatório para todos os alunos , o Vorkus. O aprendizado conquistado pela prática era o que buscava este curso ; através de estudos fazia-se com que os alunos desenvolvessem na prática exploração e combinação de formas, cores e materiais.
Só depois de passar por todo o processo do Vorkus, o aluno se especializaria numa oficina específica. Em suas várias fazes, a Bauhaus tentou unir técnica e arte através da prática e da experimentação. Mais tarde introduziu o estructuração de metodologias de projectos. Buscou uma integração da Arquitectura ao Design projectando o mobiliário como componente integrante da arquitectura.
Considerada a fonte do design moderno, foi uma referência estética para produção industrial moderna. Desenvolveu e aprimorou nos seus laboratórios protótipos de produtos adequados à produção em massa.Apesar de todas as críticas que sofreu, foi um marco de extrema importância para a história do design, tendo em vista que foi a primeira escola a utilizar-se de métodos educacionais exclusivamente adequados ao design industrial.


Postado por Luiza

Fonte:http://historiaeteoriadodesign.blogspot.com

Bauhaus

"Criemos uma nova guilda de artesãos, sem as distinções de classe que erguem uma barreira de arrogância entre o artista e o artesão", declara o arquiteto germânico Walter Adolf Gropius (1883 - 1969), quando inaugura a Bauhaus, em 1919. 
Gropius pressentiu que começava um novo período da história com o fim da Primeira Guerra Mundial e decidiu que a partir daí deveria criar um novo estilo arquitetônico que refletisse essa nova época.
A Bauhaus foi uma das maiores e mais importantes expressões do que é chamado Modernismo no design e na arquitetura, sendo uma das primeiras escolas de design do mundo e uma das mais influentes escolas de arte do século XX.  Procurando unir a arte e o artesanato; ensinava os alunos desde os desenhos mais básicos, até manuseio de materiais mais complexos, como o metal;  para que estes buscassem encontrar sua  personalidade e sua profissão.
 BAUHAUS - DESSAU, ALEMANHA, 1925.

Desde seu início, a escola buscou conciliar a arte com as novas tecnologias, visando, em sua segunda fase em Dessau até seu fechamento em 1933 em Berlim, o desenho voltado a indústria.
           Após a Primeira Guerra Mundial, a Alemanha via-se destruída e buscando a reconstrução tanto econômica quanto cultural do país. Muitos iam contra a industrialização crescente que produzia objetos mais baratos e usuais, porém "feios" em seu visual; extinguindo a profissão de artesão. Foi diante desse cenário de crescimento industrial e decadência do artesanato que a escola Bauhaus foi fundada em 1919, por Walter Gropius, um arquiteto que almejava a integração do ensino à indústria, superando a oposição entre trabalho manual e intelectual, arte e artesanato, arte e indústria e funcionando como um laboratório de ideias em relação à arquitetura, artes plásticas, artes gráficas e desenho de móveis e objetos domésticos, procurando conciliar o artesanato e o avanço tecnológico.

FASES DA ESCOLA:

1ª Fase: EXPRESSIONISTA1919 à 1927 – Período Weimar
Sob a direção de Walter Gropius

2ª Fase: FORMALISMO CONSTRUTIVISTA1927 à 1929 – Período Dessau
Sob a direção de Hannes Meyer

 3ª Fase: RACIONALISMO RADICAL1929 à 1933 – Período Berlim
Sob a direção de Mies Van de Rohe

Postado por Alessandra

Fontes:

http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=termos_texto&cd_verbete=368