Segundo ITTEN, exercícios de composição de formas abstratas melhoram a forma de pensar e ao mesmo tempo estimula o estudo de novos meios de representação. Aprofundando-se em formas, existem três básicas: o círculo, o triângulo e o quadrado. Essas formas são caracterizadas por quatro diferentes direções no espaço. A caracteristica do quadrado é horizontal e vertical, a do triâgulo é diagonal, e do círculo é circular. Itten procurava mostrar isso aos seus alunos de maneira que “experimentassem” as formas; através de movimentos corporais que acompanhassem suas caracteristicas para que posteriormente, representassem a figura no papel.
Pedi-lhes para se levantar e fazer um movimento circular com os braços(...)Este exercício foi realizado primeiro com o esquerdo, depois com o braço direito, em seguida, em simultâneo com os dois braços, na mesma direção e em direções opostas. Assim, os alunos experimentaram o círculo como uma linha uniformemente curvada, em contínuo movimento.
Concentrar no círculo como uma forma seguida - tinha de ser intensamente sentida, movimentos corporais reforçando a imaginação. Só então o círculo é desenhado no papel.
Itten explorava a decomposição de obras de arte para explicar que as formas ali encontradas derivavam dessas três básicas.
A proporção também era um item muito estudado no âmbito das formas. Para demonstrar a proporção de uma figura, pedia sempre aos alunos trabalharem com contrastes. Os alunos aprendiam que os efeitos podem ser alcançados através de contrastes, em proporções que já não correspondem às realidades da medição ( ITTEN). Tais exercícios de variação e combinação serviam para engrandecer o pensamento do estudante, abrir seus horizontes as novas possibilidades. Para melhor produzir um trabalho ou arte, esses exercícios eram fundamentais, pois estimulavam o aprendiz a encontrar uma forma mais simples e clara de pensar.
Além do contraste trabalhar a divisão de uma área, o efeito tridimensional e os pontos fortes de uma composição eram muito importantes nos ensinamentos de Itten.
Segundo o próprio ITTEN a partir de uma dessas divisões de base pode-se encontrar um grande número de outras formas, como num tabuleiro de xadrez que a area é dividida por uma forma única e repetitiva, ou seja, tanto os quadrados brancos quanto os pretos são reduções da forma do tabuleiro de xadrez. Esse conhecimento aprofundaria a noção de lógica de seus alunos.
Nos estudos tridimensionais, primeiro Johannes Itten pedia que seus alunos modelassem a forma, que poderiam ser esferas, cubos,piramides, cones e cilindros de barro, para que sentissem as formas geométricas em suas três dimensões. Depois era passado para o papel, porém era necessário manter o efeito de tridimensionalidade, através da luz e sombra.
Os pontos fortes numa composição eram baseados em formas geométricas. É necessário, antes, ressaltar que os olhos diante d euma composição focam-se em alguns lugares mais que em outros, tais lugares são chamados de pontos fortes.
Um composição poderia seguir, por exemplo, a forma geometrica de um círculo, levando a visão do observador vagar circularmente sobre a obra.
Postado por Luiza
Nenhum comentário:
Postar um comentário