domingo, 1 de maio de 2011

Pesquisa Referencial do Projeto Farben Formen - Bauhaus (parte 1)


BAUHAUS

A Bauhaus, fundada em 1919, por Walter Gopius, foi uma das mais influentes escolas de arte do século XX.  Procurando unir a arte e o artesanato; ensinava os alunos desde os desenhos mais básicos,até manuseio de materiais mais complexos, como o metal;  para que estes buscassem encontrar sua  personalidade e sua profissão. 
Desde seu início, a escola buscou conciliar a arte com as novas tecnologias, visando, em sua segunda fase em Dessau até seu fechamento em 1933 em Berlim, o desenho voltado a indústria.

Origens da Bauhaus
           
Após a primeira Guerra Mundial, a Alemanha via-se destruída e buscando uma reconstrução tanto econômica quanto cultural no país. Muitos iam contra a industrialização crescente que produzia objetos mais baratos e usuais, porém "feios" em seu visual; extinguindo a profissão de artesão. Foi diante desse cenário de crescimento industrial e decadência do artesanato que a Escola de Artes e Ofícios de Weimar, uniu-se a Academia de Artes, em 1919, e foi rebatizada de Das Staatliche Bauhaus Weimar. Esta união deveu-se ao fato da direção da Escola de Artes e Ofícios de Weimar ser assumida por Walter Gropius, um arquiteto que almejava a integração do ensino à indústria, superando a oposição entre trabalho manual e intelectual, arte e artesanato, arte e indústria e funcionando como um laboratório de ideias em relação à arquitetura, artes plásticas, artes gráficas e desenho de móveis e objetos domésticos, procurando conciliar o artesanato e o avanço tecnológico (WICK, 1982).
No ínicio a Bauhaus se baseou na ideia do retorno as origens com a esperança de descobrir uma unidade perdida. O programa da escola, escrito por Gropius em 1919, proclamava a missão recuperadora da escola:

Hoje, as artes existem em um isolamento do qual só podem ser resgatadas pelo esforço consciente e cooperativo de todos os artesões [...]. O objetivo final, ainda que distante, da Bauhaus é a obra de arte unificada...” (CONRADS, 1937, apud WICK, 1982,  p. 68). 

Uma das características da Bauhaus desde sua fundação até seu término em 1933 era a diversidade de professores pertencentes aos diferentes movimentos artísticos e vanguardas, buscando uma síntese estética, ou seja, promover dentro do mesmo espaço as diversidades de vanguardas.
A unidade entre arte e tecnologia foi uma das ideias mais firmes de Gropius na criação da escola, além de propor a síntese estética, propôs também um sintese social, desenvolvendo produtos para as mais diversas classes sociais, sendo que a ultima proposta não foi fielmente cumprida, pois não conseguiu atingir todas elas.
Na primeira fase, quando a escola localizava-se em Weimar, ela tinha características predominantemente expressionista, influenciada por outras vanguardas como o Cubismo e a Art Noveau e buscava principalmente o lado individual do artista, o encorajando a experimentar e a usar a intuição.


Postado por Luiza Gimenez

Nenhum comentário:

Postar um comentário