domingo, 1 de maio de 2011

Pesquisa Referencial do Projeto Farben Formen - Vorkurs


Vorkurs

Para adequar o ensino aos estudantes da Bauhaus e formar uma "base indispensável para toda produção artística", o curso básico "Vorkurs" (WICK, 1982) idealizado pelo Johannes foi inserido na primeira fase e causou grande inovação ao encerrar as fronteiras da instrução artesã e do ensinamento das Belas Artes. Embora o curso não fosse pioneiro, ele foi um grande marco devido a pedagogia aplicada por Itten.
 O curso básico, uma introdução geral da composição, da cor, dos materiais e da forma tridimensional que familiarizava os estudantes com as técnicas, conceitos e relações formais consideradas fundamentais para toda expressão visual, sendo escultura, forjamento, pintura ou rotulagem. Esse desenvolveu uma linguagem visual abstrata e abstrainte para proporcionar uma base teórica e prática para qualquer ramo artístico. Desse modo acreditava Kandinsky "Devemos, de começo, distinguir os elementos básicos de outros elementos, a saber: elementos sem os quais uma obra [...] não pode nem sequer chegar a existência" (KANDINSKY, 1986, apud LUPTON e MILLER, 1994, p.4, tradução nossa). Considerado a base para desenvolvimento posterior, o curso se orientava a descartar particularidades em benefício do descobrimento de verdades fundamentais operantes no mundo visual.
Então, a princípio, o interesse inicial pela forma elemental respondia ao espírito de uma exploração primária. Pretendia desvendar as origens da “linguagem visual”; buscavam esta origem em geometrias básicas, cores puras, e a abstração. Sua prática e sua pedagogia têm o caráter tanto de ciência como de fantasia.
O curso Vorkurs teve essencial importância para o Design e até hoje é possível ver como os ensinamentos ministrados nele refletem o modo como é estudada a linguagem visual e o design atual.
Após a mudança para Dessau, Vorkurs começou a sofrer alterações até o ensino da Bauhaus voltar-se totalmente para a indústria, fazendo esse espirito mais "livre" perder-se.
A escola Bauhaus durou até o ano 1933, quando foi obrigada a fechar por ordem do governo, mas durante os anos que o curso Vorkus fora ministrado, Itten procurou passar ao seus alunos tudo que aprendera, mas principalmente os estimulava a criação, lecionando sobre formas e cores que para ele eram primordiais serem conhecidas para que pudessem experimentar e chegar a um trabalho digno e original.
Tendo conhecimento sobre parte da trajetória de Johannes e sobre o curso preliminar que ele coordenava, pode-se abordar agora como eram seus métodos de estudo em relação às cores e às formas, e o papel da intuição e da emoção nas mesmas.


Postado por Luiza Gimenez

Nenhum comentário:

Postar um comentário