domingo, 1 de maio de 2011

Pesquisa Referencial do Projeto Farben Formen - Bauhaus (parte 2)


A fase em Weimar durou até de 1925, pois a escola enfrentou conflitos com o governo, levando o corpo docente a assinar uma carta de demissão em 1924, o que causou a saída dos alunos um ano após.
Em virtude de toda essa tensão com o governo, abre-se uma nova sede em Dessau no ano de 1926. O prédio da escola fora projetado pelo próprio Gropius. Essa época é marcada pela grande ênfase nas referências Construtivistas e De Stijl, e pela chegada de novos e importantes mestres a escola. Entre eles Joseph Albers e Herbert Bayer.
È fundada também a Corporação Bauhaus, que vendia protótipos de produtos para a indústria. Iniciou-se também a publicação da revista Bauhaus.
Walter Gropius deixa o cargo de diretor da Bauhaus em 1928, para cuidar de projetos privados, passando-o para Hannes Meyer. Nesse mesmo ano, Moholy-Nagy e Bayer também se retiram. Meyer se vê diante de muitos conflitos com autoridades governamentais devido à sua orientação socialista e, em 1930, após a renunciar ao cargo, a direção é feita por Mies van der Rohe, e logo em 1932, a escola ganha uma sede em Berlim.
A nova sede, porém, durou apenas até o ano seguinte. Os nazistas queriam que parte do corpo docente fosse composta por professores que simpatizassem com o nazismo. Diante dessa atitude do governo, o próprio corpo docente, que era contra o ideal nazista, optou pelo fechamento da escola. Então, em 10 de Agosto de 1933, a escola fecha definitivamente.
Posteriormente, o artista e mestre da escola, Moholy-Nagy, abriu uma escola em Chicago, nos Estados Unidos, chamada Nova Bauhaus, em 1937. A mesma foi fechada em 1938, e reaberta em 1944 com o nome Instituto de Design, e enfim em 1949 Instituto de Tecnologia de Illinois.
Apesa dos conflitos com o governo e de todos os problemas que sofreu com o mesmo no decorrer de sua história, a Bauhaus é, até os dias de hoje, uma grande influencia para o design. Não se deve esquecer o caráter de experimentação que Walter Gropius propôs para a criação de uma escola cujo objetivo era unificar a arte e a tecnologia para benefício da sociedade por meio da produção industrial. Também não podem ser esquecidos, e devem ser sempre estudados, os grandes mestres e alunos de destaque que passaram pela escola, pois os mesmo, assim como a Bauhaus, tem sido referência para estudos nas áreas artísticas e de design dos dias atuais.



Postado por Carlos Eduardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário